Home | Newsletters | Books | Tracts | Guest Book | Links | Contact Us | Donate | Search   

 

Present Truth Articles Online

 

O Espírito Santo

by Lynnford Beachy

Translated by David Souto de Souza

Caixa Postal - 478
Rua 1º de Março, 64
Centro - Rio de Janeiro, RJ
Cep.: 20010-974 - Brazil.

Telefone: (0 51- 21) 26051620 - 27244149 - 98191278

Jesus disse, “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. ” (João14:15-17) Jesus disse claramente que Ele enviaria  outro Consolador que confortaria o seu Povo depois de sua partida.

Primeiro vamos verificar um verso diferente que usa a palavra outro. “E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem.  E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. Tu, porém, descerás diante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos e para oferecer ofertas pacíficas; ali, sete dias esperarás, até que eu venha a ti e te declare o que hás de fazer.  Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram aquele mesmo dia. ” (1 Samuel 10:6, 9) Saul se tornou outro homem, contudo fisicamente ele era a mesma pessoa. A experiência de Saul o transformou em outro homem.

Ele explica claramente: “Eu não vos deixarei desconsolado: Eu virei a vocês.” (John 14:18) Jesus disse que Ele viria aos discípulos como outro Consolador. É apropriado dizer desta maneira porque a Bíblia nos fala quem é o Consolodar. A palavra  grega parakletoV (parakletos), traduzida como “O Consolador,” é encontrada na Bíblia cinco vezes. Quatro vezes esta palavra (parakleto) é traduzida como “Consolador” e uma vez é traduzida como “Advogado”. Neste ponto a Bíblia estabelece claramente quem é o Consoladar porque João usa a mesma palavra quando se refere a Jesus.“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado {ou Consolador Gr. Paracleto} para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 João 2:1) Deus revelou plenamente que Jesus é o nosso consolodar.

O Senhor é o Espirito

Bem!, a Bíblia não diz que o Consolador é o Espírito Santo ? (João 14:26) certamente que sim. mas, Quem é o Espírito Santo? a Biblia declara: “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 coríntios 3:17) Deus é o Espírito ,contudo quem é o Deus? “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. ” (1 coríntios 8:6) Nós poderiamos expressar estas declarações na forma de equações matemáticas:

o Pai = Deus
Deus = Espírito
Então: o Pai =   Espírito< /FONT >

 Jesus Cristo = o Senhor
o Senhor = Espírito
Então: Jesus Cristo =   Espírito

Éfesios 4:4 desta forma estabelce: “há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;” Há um só Espírito, e a Bíblia nos fala que este Espírito é o nosso Senhor Jesus Cristo, ou mais especificamente o Espírito de nosso Senhor Jesus Cristo que Ele recebeu do seu Pai.  “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. ” (Galatians 4:6)

O que exatamente é um Espírito?. De acordo com a Concordância de David Strong, assim como muitos outros Dicionários gregos, um espirito é uma "mente“. Quando Deus enviou o Espírito do seu Filho para entrar em nossos corações, Ele estava enviando a sua mente, ou pensando no seu Filho em nossos corações. Deus nos pede “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” (Filipenses 2:5) A mente, ou Espírito que Cristo tem é o Espírito do seu Pai. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.” (João 3:34). Vamos examinar o que a Bíblia diz sobre um espírito.

O Conceito Bíblico de "Espírito" 

“E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? (Mark 2:8). Jesus percebeu [Grego: epiginwskw - epiginosko “saber, entender”] em seu espirito. O Espírito de Jesus é onde Ele sabe e entende as coisas. O Espírito de Jesus é a mente de Jesus.

“Caiu, pois, sobre mim o Espírito [Hebreu: j^Wr -  ruwach #7307 na Concarodância de David Strong] do SENHOR e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque, quanto às coisas que vos sobem a mente (ruwach), eu as conheço.” (Ezequiel 11:5) neste verso ruwach foi traduzido como “espírito” em um aparte, e “mente”  em outra parte. Claramente você pode ver que o espírito de um individuo é a sua mente ou o seu pensamento. (Pesquise também Isáias 40:13, Romanos 11:34)

“Para quem proferiste palavras? E de quem é o espírito que saiu de ti?” (Jó 26:4) Quando nós proferirmos palavras, nós estamos revelando qual espírito nós temos. Se nós temos o espírito do mundo, ou o espírito de Deus que é o Espírito santo. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. ” (Éfesios  4:30)

Agumas pessoas dizem que “o Esírito Santo,” e “o  Espírito de Deus” são duas coisas diferentes. Como você pode ver no verso seguinte, A Bíblia fala do “Espírito Santo de Deus.” Deus o Pai tem um Espírito. “Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.” (Mateus 10:20) Jesus Cristo tem  um Espírito. “Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,” (Filipenses 1:19) O espirito Santo Tem um Espirito? Alguns dizem que sim, Enquanto outros dizem que não. O que diz as Escrituras? “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus , no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Efésios 4:30) A Bíblia em parte alguma menciona “o Espirito do Espirito Santo.”  Por que isso? Como pode ser que o Espírito Santo é o Espirito de Deus o Pai e também do seu Filho, nascido dEle? Como a Bíblia claramente afirma, o Pai tem um Espírito e o seu Filho também tem um Espírito, contudo há “um só Espírito.” Evidentemente que o Pai e seu Filho compartilham o mesmo Espírito, embora sendo Eles dois indivíduos separados. Isto é verdade porque Eles pensam de forma semelhante; Eles têm uma alma gêmea. São iguais em pensamento (mente) e propósito (atitudes).

O Pai ungiu o seu Filho com o seu próprio Espírito. Então, eles têm o mesmo Espírito. “Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo (simbolo de Espirito) de alegria, mais do que a teus companheiros.”(Hebreus 1:9) “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.” (João 3:34) Como foi mostrado claramente, o Pai e o Filho compartilham um Espírito. Que tipo de Espírito Eles compartilham? Seguramente, é o Espírito Santo. A Bíblia menciona vários tipos diferentes de Espírito. Nós podemos ler traduções como “espírito sujo,” “espírito mau,” “espírito imundo,” “espírito bobo,” “espírito excelente,” “espírito humilde,” “espírito ferido,” “espírito quebrado,” “espírito arrogante,” “espírito fiel,” “espírito bom.” Todos estes espiritos são distinguíveis pelo adjetivo que os descreve. Nós sabemos que Deus o Pai tem um Espírito, e este Espírito pode ser menos do que Santo? A palavra “Santo” é um adjetivo em qualquer situação, seja em português ou em grego. “Espírito Santo” não é um nome, mas uma descrição do Espírito de Deus. Nós sabemos que Deus o Pai tem o seu próprio nome que é “YHWH,” (Impronunciável tetragrama), em traduções pronunciáveis conhecido como “Yahweh” ou “ Jeová,” e seu únigenito Filho também tem um nome próprio que é “Yahshua,” ou “Jesus.” então eu pergunto qual é o nome do Espirito Santo?

Nosso Consolodaor

Tempo e espaço não nos permite entrar em muitos detalhe, mas o assunto real é “quem é nosso Consolodaor ?” A Bíblia diz que nosso Consolodador é o próprio Jesus Cristo que pode nos confortar em todas nossas tentações, porque Ele foi em tudo tentado como nós somos tentados. “Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,” (Hebreus 2:18) porque “aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós , esperança da glória; ” (Colossences 1:27) “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. ” (1 João 4:4). Porque Jesus sofreu sendo tentado, e vem a nós outra vez, em um modo diferente, como Ele já fez antes vindo em carne, vem agora em mente (Espírito), Ele verdadeiramente pode ser chamado, “outro Consolador.” Jesus disse, “eu não vos deixarei desconsolados, eu virei a vocês.”

O Espírito santo veio para convencer o mundo do pecado. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:” (João 16:8) “Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades. ” (Atos 3:26) é o próprio Jesus, depois de sua ressurreição, quem vem para nos livrar do pecado. Não seria melhor você ter um Consolodador que sabe pelo que você está passando, porque Ele se esteve aqui, do que um que não pode entender você?

Alguns podem dizer, “Jesus chamou o Consolodor ‘ ele, então deve ser outra pessoa.” Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo, ” (John 5:19-22) Como voce vê, Jesus falou dEle na terceira pessoa.

Saudações das Epístolas

Quinze entre os vinte e sete livros do Novo Testamento começam com uma saudação semelhante a esta:. “A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e caridade. ” (2 João 3) Em todas estas saudações, não é mencionado um terceiro ser. São mencionados dois somente, o Pai e o seu Filho. Seguramente se houvesse um terceiro ser que devesse ser adorado igualmente, os escritores do Novo Testamento teriam incluído nestas saudações este ser, mas nós lemos que, não há nenhum terceiro ser, encontrado em qualquer saudação.

João explica, com quem nós devemos ter comunhão, “o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. ” (1 John 1:3) Seguramente se João reconhece-se a existência de um terceiro pessoa com Deus, ele nos diria para nós termos comunhão também com esta pessoa, mas não há nenhuma referência a uma terceira pessoa. João ainda adiciona, “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. ” (2 John 9) “O Pai como o Filho” isto significa dois, e sómente dois. João esta de acrodo com Zacarias. “E fala-lhe, dizendo: Assim fala e diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR. Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e levará a glória, e assentar-se-á, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos. ” (Zacarias 6:12, 13)

Argumentando com os judeus, Jesus disse, “E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou. ” (John 8:17, 18) Se um ser adicional pudesse testemunhar ao lado dEle, Jesus não teria hesitado em menciona-lo.

Paulo declarou, “Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. ” (1 Timothy 5:21) Paulo chamou as ostes celestiais para testemunhar este encargo dado a Timoteo. Note a quem Paulo chamou como testemunha para ele. Deus o Pai e o Senhors Jesus Chisto são naturalmente os primeiros a serem mencionados, mas Paulo não parou por aqui. Ele chamau todos os anjos de Deus para serem também testemunha dele. Certamente se Paulo conhecesse um terceiro ser que fosse co-igual com o Pai e o seu Filho, então ele teria mencionado este ser neste verso. Não há nenhuma evidência de um terceiro ser. Esta claro que Paulo não sabia nada sobre um terceiro deus.

Eu poderia continuar com isto, como uma abundância de versos da Bíblia que claramente mostra que “há um Deus, o Pai” e “um Senhor Jesus Cristo” (1 coríntios 8:6), e não um panteão de deuses nos conselhos celestiais.

O assunto que nós estamos discutindo é de importância vital. Por favor tome tempo para examinar-lo em detalhes. O único forma de juiz tomar uma justa decisão está em pesquisa e ponderar todas as evidência. Eu aconselho você que examine toda as evidência antes de tomar uma decisão. “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.” (Provérbios 18:13)


To view or print this tract in Adobe Portable Document Format (PDF) click here.

If you would like a free book on last day events, or Bible studies, please contact us at:

Present Truth Ministries
PO Box 315
Kansas, Oklahoma 74347
USA

Phone: (304) 633-5411
E-mail: webtracts@presenttruth.info.

More Tracts       Home       Top of page

 


Home    E-mail    Contact Us