Home | Newsletters | Books | Tracts | Guest Book | Links | Contact Us | Donate | Search   

 

Present Truth Articles Online

 

A Importância do Conhecimento
da Verdade sobre Deus

by Lynnford Beachy

Translated by David Souto de Souza

Caixa Postal - 478
Rua 1º de Março, 64
Centro - Rio de Janeiro, RJ
Cep.: 20010-974 - Brazil.

Telefone: (0 51- 21) 26051620 - 27244149 - 98191278

Quando nós falamos de Cristianismo, nós temos que começar primeiro com algum entendimento e compreensão de Deus, e quem Ele é. Muitos assumiriam que todos os cristãos têm a mesma idéia sobre quem Deus é e qual o seu caráter, contudo é de se espantar que dentro de Cristianismo há várias idéias sobre Deus. O propósito deste estudo é mostrar a importância de ter uma compreensão correta de Deus, quem é Ele e qual é o seu caráter.

Uma pergunta deve ser feita: “Por que importa o que eu acredito sobre Deus?” Esta é uma pergunta muito boa, e merecedora de exame. Vamos tomar alguns minutos e examinar-la em detalhes, para averiguar se, é ou não importante ter uma compreensão precisa sobre Deus.

João escreveu, “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1 João 5:5) há algo em acreditar que Jesus é o Filho de Deus é que nos habilita a vencer o mundo. O amor de Deus foi demonstrado quando Ele deixou seu presente, o maior presente que qualquer um já pudesse dar, o seu Filho, nascido dEle. “Nisto se manifestou a {ou o amor} caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos." (1 John 4:9) Certamente esta é uma coisa muito importante para entender e acreditar.

Você acha que Satanás está atento a isto? Certamente! Você acha que Satanás deja que você vença o mundo? Certamente que não! A meta de Satanás é que você acredite que Jesus não é de fato o Filho de Deus. Isto é muito sério, isto determinará se você poderá ou não vencer o mundo. Mais especificamente, vencer o mundo é estar vencendo o pecado, “ Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 John 2:16, 17)

Satanás tem tido êxito, em impedir a maioria dos cristãos. de acreditar que o Jesus é o Filho de Deus? Examinemos isto mais detalhadamente. A declaração seguinte de fé, é representativa da opinião Cristã prevalecente sobre Deus.

“Entretanto há um Deus, e sabendo que não pode haver mais de um verdadeiro Deus, ainda é o testemunho claro da santa Bíblia que há no Conselho de Deus TRÊS Pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo; e estes três são co-eternos e co-iguais, nenhum antes ou depois do outro, nenhum maior ou menos que outro, mas um Deus.” (Confissão de Fé dos Metodista calvinísticos ou os presbiterianos de Gales. Adotado às Associações de Aberystwyth e Bala no ano de 1823, cláusula 4)

É dito que estas três Pessoas são co-eternas na citação anterior. O que significa isso? Bem simplesmente isto: elas são da mesma idade. O Pai e o Filho são da mesma idade? Cada um deles existiu independente do outro desde toda eternidade? Não havia nenhum tempo quando o Filho de Deus “Jesus disse a eles: -Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou. ”? (John 8:42) Você percebe que se o Pai e o seu Filho são da mesma idade, então o Pai realmente não é um pai e o Filho dele realmente não é um filho.

João escreveu, “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” (1 João 2:22) Isto é bastante interessante. João predisse que o anticristo negaria o Pai e o Filho. Nós estamos vivendo este tempo quando as pessoas estão negando o Pai e o Filho, negando que o Pai é de fato um pai e o Filho é de fato um filho.

Jesus Cristo é o Filho de Deus

O único ato que demonstrou o amor de Deus por nós mais que qualquer outra coisa é o fato que Deus ter entregue o seu único Filho, nascido dEle, para morrer por nós. Agora, ou Deus na verdade teve um único Filho nascido dEle para entregar por nós, ou Deus estava mentindo quando Ele nos falou que Ele deu o seu único filho, nascido dEle. . “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho.” (1 John 5:10) Amigo, você acredita no que esta escrito, de que Deus deu seu único Filho, nascido dEle? “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Matthew 3:17) o próprio Deus disse que Jesus Cristo é seu Filho, por favor não deixe ninguém lhe falar diferentemente. Seguramente o conceito, geralmente conhecido como a Trindade ou Triuno Deus, nega o Pai e o Filho negando que o Pai é um pai e que o Filho é um filho. (Para estudo da Bíblia completo sobre Pai e o seu Filho, nos vamos ver no próximo assunto com o titulo “A Verdade Sobre Deus.”)

Deus disse que Jesus Cristo é o seu Filho amado. Este é o fundamento do evangelho, e Jesus disse que Ele construiria a igreja dele nesta verdade. “Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?  E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?  Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.  Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Matthew 16:13-18). Jesus não estava declarando que Ele construiria a igreja dele em Pedro, mas na maravilhosa verdade que Petfor expressou. Esta verdade é que Ele, Jesus, é “o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Deus nos ama tanto que Ele deu de boa vontade o seu único Filho, nascido dEle, de forma que você e eu podessemos ter vida eterna. Paulo escreveu, “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (romanos 8:32) Isto é maravilhoso; quanta mudança não poderia ser feita em nossas vidas, se tomarmos tempo para comtemplar o maravilhoso amor que Deus demonstrou dando o seu único Filho, nascido dEle, para morrer por pobres pecadores como você e eu..

Paulo nos adverte para ter cuidado em aceitar em outro evangelho ou outro Jesus. “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.  Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. [ou “Bem vocês se apegam a eles”—Robertson NT Palavra Quadros].” (2 coríntios 11:3, 4) Paul sabia que haveria lobos vestindo pele de ovelha tentando apresentar um falso Jesus e um falso evangelho. Vamos reter o verdadeiro evangelho como revelado na Palavra de Deus, e descartar todo o o ensino que é falso, sobre Deus e o seu Filho. João escreveu, “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” (1 John 4:9) Agora, se Deus enviou seu único Filho, nascido dEle ao mundo, Ele tem que ter um filho, nascido dEle, para enviar ao mundo, antes de pensar em envia-Lo.

Mas, alguns dizem, “Jesus não era o Filho de Deus até que Ele entrou no mundo.” Por favor leia o verso seguinte: “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?” (Provérbios 30:4) Obviamente o escritor de Provérbios sabia que Deus tinha um Filho. Quando Nebucodonozor lançou três homens no fogo, “Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses.” (Daniel 3:25) Nabudonozor sabia, da associação dele com Daniel, que o Deus dos hebreus tinha um Filho, embora fosse ele ainda um pagão e usase a palavra deuses (eloim) teve informações através de Daniel deste Filho veja o verso 28."Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo (eloim) e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não {ou mudaram} quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus (eloim), senão o seu Deus (Jeová) (Daniel 3:28).

Ciudadosamente leia estes versos: “pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus. 28  Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai .” (John 16:27, 28) H

A palavra grega que foi traduzida “saí” significa isto: “vir adiante fisicamente de, surgir de, nascer de.” * A palavra grega que foi traduzida “vou” significa isto: “vir de um lugar a outro.” * Claramente Jesus foi nascido de seu Pai antes do mundo existir. No momento designado Ele entrou no mundo para resgatar a raça criada, o ser humano caído.

Paulo escreveu sobre Jesus Cristo, estabelendo que Ele  “é  a imagem 1504 [“semelhança”*] do inivivél Deus o  primogênito 4416  de todas as creaturas.” (Colossenses 1:15) A palavra grega que foi traduzida como “primogênito” significa isto: “o primeiro e único (- nascido), a palavra alternativa de (5088) significa produzir (da semente como uma mãe produz um filho, ou uma árvore autra árvore semelhante), sustentar, ser nascido, produzir, ser entregue.” (Concordância Forte) “ Cristo é chamado, primogênito de toda a criação, Ele se tornou um ser por Deus antes do universo inteiro e das coisas criadas”* “Ou pode significar; nascido antes de toda criação.” (Wigram’s Greek Lexicon) De acordo com o texto que Jesus foi nascido do Pai antes que qualquer coisa fosse criada. Por favor note que o Jesus não foi criado (As Testemunhase de Jeová ensinam que que Jesus foi criado). Ele não poderia ter sido criado, porque todas as coisas que foram ciradas, foram criadas por Ele (Veja Colossenses 1:16, 17.)

O João Batista também afirmou que Jesus nasceu no céu antes de entrar neste mundo. “João [que era seis meses mais velho que o Jesus] Tetmunhou dele Ele, e chorou, enquanto dizia, Este é aquele de quem eu falei, Ele que vem diante de de mim é preferido1096  antes de eu ser : porque  foi antes de mim.” (John 1:15) “Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim preferido  1096 porque já era primeiro do que eu .” (John 1:30) A palavra grega que foi traduzida “preferido” significa isto: “se tornar, i.e. entrar em existência, começar a ser, receber o existência.” *

O Filho de Deus no Novo Testamento

Now that we have looked at the birth of Christ in the New Testament, let’s look at His birth in the Old Testament. “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Srael; cujas origens 4163 &são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade . .” (Micah 5:2) “De quem origem é de velhos temops, de dias antigos.” (Revised Standard Version - Inglês)

Este verso está falando sobre o Filho de Deus cuja origem era longa antes do começo deste mundo; do tempo como nós o conhecemos. Nós sabemos que este verso está falando sobre o Filho de Deus, porque é citado por Mateus que recorre a Ele. (Veja Mateus 2:4-6.)

A Bíblia afirma a verdade maravilhosa de que Cristo foi nascido novamenente do Pai. No primeiro verso de Provérbios 8 diz que a Sabedoria está falando. Quem é a Sabedoria? no verso 8 nos fala que Ele tem uma boca, e fala. "Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Coríntios 1:24) “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; ” (1 coríntios 1:30) Cristo é dito ser como “a Sabedoria de Deus” e está falando em Provérbios capítulo 8 debaixo do símbolo da Sabedoria.

He said, “Antes de haver abismos, fui gerada 2342; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada2342.” (Provérbios 8:24, 25)  Também em outro versão—A 1965 Bíblia em inglês Básico: “Quando não havia nenhum fundamento a mim foi dado o nascimento, quando não havia nenhuma fonte que flui com água. Antes de as montanhas serem postas nos seus lugares, antes mesmo das colinas foi o meu nascimento.”

O verbo hebreu que foi traduzido como produzido é usado, neste verso, na forma do plural. Em hebreu há muitas formas de cada verbo. Cada uma destas formas pode ter um significado diferente. A definição para a forma de plural é a única definição que pode aplicar nestes versos. Esta definição é como segue: “ser feito , seja feito suporte, ser produzido.” & Este verbo nesta forma só em três lugares são usados na Bíblia, e aqui está os outros dois lugares onde é usado.

És tu, porventura, o primeiro homem que foi nascido?  2342 [Hebrew: a forma plural] antes das montanhas?” (Jó 15:7) “Eis que em iniqüidade fui formado 2342 [Hebrew: a forma plural] e em pecado me concebeu minha mãe .” (Salmos 51:5) você pode ver claramente, o termo produzido em Provérbios 8:24, 25 não pode significar nada diferente de procriado, ou nascido. Se Provérbios 8:24, 25 somente estavam falando sobre uma sabedoria intelectual, então você tem que dizer que, em algum ponto Deus adquiriu sabedoria, e que antes daquele tempo Ele não tinha sabedoria. Estes versos não podem estar falando sobre isso, mais do que isto, fala da origem do Filho de Deus.

Vamos meditar um pouco mais nos versos em Provérbios capítulo 8, e aprenda mais sobre as características da Sabedoria. “Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.  Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra, então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo,” (Provérbios 8:26-30) Deus deu o seu único Filho por você, não um Filho através de nome ou só titulo, mas o único, verdadeiro e literal Filho nascido dEle. Há muitos cristãos sinceros que mantêm que mantém os termos “o Pai” e “o Filho” como revelado em Bíblia, mas realmente não significando o pai e filho, mas papéis bastante desempenhados por Deus, que eles aceitam levando a cabo o plano de salvação. Por exemplo, um escritor protestante escreveu o seguinte:

“Pode ser deduzido da Bíblia que quando Deus (Pai, Filho e Espirito Santo) dispôs o plano de salvação, em algum ponto no passado da eternidade, Eles ocuparam certas posições ou papéis para levar a avante as providências deste plano.” (Sinais do Times, julho, 1985, página 28)

Certamente você pode ver como claramente a idéia anterior idéia nega o Pai e o Filho. Não negando que há que dois seres chamados o Pai e Filho, mas negando que o Pai é de fato um Pai, e negando que o Filho é de fato um Filho. Adam Clark declara, “Ele [Deus] é o Pai da natureza humana de nosso Deus santificado em um estranho senso, porque pela energia dele isto foi produzido no útero da virgem.… eu sei nem todo a Biblia, razoavelmente interpretada, declara o Divina natureza de nosso Deus ser procriado de Deus, ou ser o Filho de Deus.”—o Comentário de Clarke sobre Hebreus 1:8. Como o amor maravilhoso de Deus, dando o seu único Filho, nascido dEle é torcido efetivamente. Deus esta representando somente um ato, ou um jogo, em lugar de um imenso sacrifício por parte de Deus (Pai) e de seu Filho, Jesus Cristo.

Por favor considera o seguinte passagem: “ Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.  O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem 5481 [“precisa reproducão em cada aspecto”*] da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito  1096 [“tornado-se, i.e. vir a existência, começar existir, receber o ser” *] tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hebrews 1:1-4)

Deus realmente teve um Filho que foi produzido a imagem expressa do Pai. Deus designou o Filho dele para ser o herdeiro de todas as coisas, e Lhe deu um nome sobre todo nome. Deus ama o Filho dele mesmo, muito, contudo Ele estava disposto a deixa-Lo por você e mim. Deus nos ama tanto quanto ama o seu unigenito Filho, nascido dEle. Jesus orou ao seu Pai “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.” (John 17:23) Que grande amor que Deus tem por você e por mim! Palavras não podem descrever o amor maravilhoso que Deus tem pora nós. Vamos apreciar a bondade dele mais completamente.

Deus e seu Filho, ambos correram um risco infinito quando Cristo veio para esta terra. Devemos perceber o grande sacrifício que Deus fez, enviando o seu unigênito Filho para este mundo, Devemos apreciar e entender o amor de Deus por nós. Se a Bíblia tivesse dito, “Deus assim amou o mundo que Ele deu uma vaca,” nós perceberíamos que Deus nos ama pouco, e não muito, se Ele estava disposto a entregar tudo e  desse por redenção uma vaca. mesmo que o verso dito fosse este:, “Deus assim amou o mundo que Ele deu um anjo,” nós ainda teríamos uma compreensão limitada do amor de Deus. Agradeça a Deus pela verdade que é esta “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” (Joaõ 3:16). Nossa percepção do amor de Deus depende do valor do presente que Ele deu.

O Filho de Deus morre ?

Isto pode parecer uma pergunta estranha, mas vamos examinar isto em detalhes. Primeiro me deixe dar alguns apanhados de autores trinitários proeminentes.

“A sua [de Cristo] mediação entre Deus e o homem está principalmente na natureza humana dele na qual só ele era capaz de sofrier e morrer.”—o Scott em 1 Timothy 2:5. “Cristo suportou o sofrimento na sua natureza humana. Embora possuísse uma natureza divina, contudo nisso não pôderia sofrer nem morrer. Os sofrimentos foram suportados na natureza humana dele.”—Manual de Compensação, página 88. “Trinitarianos não apoiam os sofrimentos ou morte de divindade.”—Mattison em A Trindade, página 39.

O que eles estão dizendo que aqui é que “Deus o Filho” desceu terra e entra em um corpo humano durante trinta três anos, e ao término destes anos morreu o corpo humano, enquanto o ser que desceu de céu permaneceu vivo. Esta teoria arruina a sacrifico vicário. Porque o Filho de Deus tinha que morrer para nos resgatar de volta ao seu Pai. Um sacrifício humano nunca poderia fazer, e isto é exatamente o que você tem se o ser divino que desceu de céu não morresse. Um sacrifício humano nunca poderia salvar qualquer um, até mesmo se aquele humano nunca tivesse cometido um pecado na vida dele. “gradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma?” (Micah 6:7) A resposta incluída é, Não! Nada menos que a morte do Filho divino de Deus poderia expiar o rompimento dos mandamentos de Deus. Sem a morte do Filho de Deus nós não podemos ser perdoados de nossos pecados.

Leia os versos seguintes cuidadosamente. “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” (1 coríntios 15:17) “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, ” (1 coríntios 15:3) “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” (Galatias 2:21) Se Deus pudesse nos ter perdoado de qualquer outro modo do que dar o seu único Filho gerdado por nós, Ele teria feito isto, mas não havia nenhum outro modo para que nós podessemos ser poupados, assim o amor dele para conosco,  O constrangeu entregar o seu único Filho, gerado dEle.

Por favor note que nos versos anteriores Paulo foi muito particular ao usar o nome divino do Filho de Deus em lugar de o nome Jesus que Ele recebeu no seu nascimento em Belém. Paulo quiz tornar claro que era o Filho divino de Deus que morreu, em lugar de somente um corpo humano.

Quem foi que morreu por Nós?

Pailo Escreveu, “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. 7 Mas aniquilou-se 2758 [“esvaziar, privar-se de força, ele colocou a igualdade com Deus de lado ”*] , tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.  Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,” (Philippians 2:5-9) O mesmo que estava na forma de Deus no verso seis morreu no verso oito. E quem morreu foi o mesmo que desceu de céu. Quem morreu somente não era uma parte humana que nunca tinha estado no céu, mas o mesmo que estava no céu com o seu Pai.

Jesus declarou, “e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno. {Gr. Hades}" (Apocalipse 1:18) o próprio Jesus, depois que Ele fosse glorificado eter ido para céu, disse que Ele é o que estava morto. João escreveu estas palavras: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14) A mesma Palavra que criou todas as coisas foi feita carne. Não diz de alguma maneira a Palavra levou carne sobre Ela, mas diz “a Palavra foi feita carne.” Aquela Palavra é o que morreu para nos resgatar de volta para Deus, o Pai.

João nos advertiu que “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.” (2 John 7) A Nós são dadas advertências fortes para não aceitar falsos ensinos relativo a este assunto.

A razão pela qual os Trinitarianos são compelidos a dizer que a parte divina que desceu do céu não morreu é porque a Bíblia diz que Deus não pode morrer. (1 Timothy 6:16) Então, se o Jesus fosse precisamente sob todos os aspectos, como o Pai dele que não pôde morrer, Ele de forma alguma poderia tambêm morrer. Isto seria a prova de nada mais que um sacrifício humano. A doutrina de Trindade tem muitas contradições que são impossíveis e que confundem, até mesmo, os Trinitarianos mais perceptivos . O próprio Athanasius, um dos originarios propagadores desta falsa doutrina, admite que ele estava confuso sobre as coisas que ele estava tentando ensinar. Ele “confessou francamente que sempre que ele forçava a compreensão para meditar sobre divindade do Logos (exência de Deus), os infindáveis e infrutiferos esforços recolhiam-se em seus próprios pensamentos; por mais que ele pensasse, menos ele compreendia; e o mais que ele escrevesse, menos capaz era ele de expressar os seus pensamentos.” (Gibbon, Declínio e Queda do Império romano, Capítulo XXI, parágrafo 8) [Para mais informação em como a doutrina de trindade foi aceitada amplamente entre cristãos nos contate e peça o folheto intitulado “A Formulação da Doutrina do Trindade.”]

Era possível que Jesus pecasse?

Certamente Cristo não pecou, contudo a Bíblia faz isto claro que Ele foi tentado em todos os pontos como você e eu. Mas se o Jesus fosse sob todos os aspectos precisamente como o Pai dele, como reivindicam Trinitarianos, então a possibilidade de Jesus pecar não teria existido, e por conseguinte Ele não poderia ter sido tentado. Ser tentado é algo que a Bíblia diz não poderia ter acontecido a Deus o Pai. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.” (Tiago 1:13). de Graças a Deus porque Jesus foi tentado e Ele superou em todos pontos o pecado, nos mostrando que é possivél para nós também vencer, já que Ele foi como um de nós.

Jesus “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (hebreu 4:15). Jesus foi tentado para pecar, mas era possível Ele pecar? Certamente, porque se não, então Satanás desperdiçou o tempo dele, quando Ele tentou a Jesus continuamente e com muitas tentações. Quando Jesus Cristo foi feito carne, todos os riscos que nós temos como humanos foram percebidos completamente por Cristo. E tinha que ser deste modo ou nós não teríamos um exemplo que nós podessemos seguir.

Os Bíblia nos falam que “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaiah 9:6) o governo inteiro de Deus descansou nos ombros do bebê jovem em Belém. Se Ele falhasse, o governo inteiro de Deus falharia e Satanás seria vitorioso. Se Satanás pudesse conseguir com que Jesus cometesse um pecado, então ele seria vitorioso. de Graças a Deus porque Jesus não se rendeu em qualquer ponto ao inimigo mau.

Quais teriam sido as conseqüências se o Cristo tivesse falhado? Paulo escreveu, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. ” (romanos 6:23) Se Jesus tivesse pecado, Ele teria tido que pagar a penalidade junto com o resto de nós os pecadores. Jesus teria morrido para sempre, e nunca voltaria novamente a vida. Este era um risco real que estava envolvido, contudo o Pai e o Filho, Jesus Chisto, estavam dispostos a correr o risco por você e por mim. Palavras não podem expressar a profundidade do amor maravilhoso de Deus para nós.

Se o Trindade fosse uma verdadeira doutrina, então nenhum dos três “as Pessoas” poderia morrer de forma alguma. Se este fosse o caso, então Jesus teria sabido sem dúvida que, não importava o que acontecesse, Ele ia voltar ao céu para ser um com os dois “as Pessoas” a quem Ele tinha deixado para trás. Com este enredo Deus nunca arriscou realmente qualquer coisa. Nada estaria em jogo, e o plano inteiro teria sido um fraude, um farsa. Deus proibe que nós aceitemos este absurdo. Seguramente você pode ver a falácia de tais ensinos.

Quanto Deus ama você? É só bastante para mostrar um jogo para agir como se Ele tivesse feito algum grande sacrifício, quando na realidade nada estava em jogo, e Ele não teve nada para perder? Amigos você não pode ver o perigo de segurar tais doutrinas? Pense bem nesta doutrina e se voce acredita realmente nela.

Deus o ama tanto que Ele estava disposto a  arriscar o seu único Filho, nascido dEle. sabendo que para sempre morreria, só Ele pode me resgatar de volta para Deus (O Pai). Deus me ama tanto quanto ama Ele (O Filho). Elogie o nome Santo dEle. Ele esta tentando livrar todo homem, mulher e criança de toda mau conceito que tão seriamente eles têm do caráter dEle. Todos os procedimentos enganosos, toda a mentira relativa ao Pai e o Filho pelos quais o caráter deles são apresentados em uma falsa luz, serão reconhecidos como pecados sérios.

Vamos dar uma olhada nestes Fatos

Tomemos um momento para examinar alguns fatos muito interessantes. Nós compararemos algumas das idéias Trinitárias com o que a Bíblia diz de fato.

 

Chart 1

Jesus Resuscitou a si Mesmo da Morte ?Chart 2

O Espírito de Cristo inspirou David para escrever relativo à morte de Cristo, “Alongaste de mim os meus conhecidos e fizeste-me em extremo abominável para eles; estou fechado e não posso sair.” (Salmo 88:8) Cristo estava fechado para cima na tumba, e Ele não pôde ir adiante. A Bíblia diz mais de trinta vezes que Deus, o Pai, ressuscitou Cristo da morte. se Cristo não ressuscitou da morte, ou então Ele não estava realmente morto e as palavras dele não poderiam ter sido verdades quando Ele disse, “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.” (João 5:30)

Nossa salvação depende da morte e ressurreição de Cristo por nossos pecados. Paulo escreveu, “a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

Jesus disse que Ele tinha Poder  
para tomar de volta a sua Vida?

Há alguns que usam o verso seguinte como prova que o Jesus Chisto realmente não morreu completamente, sem levar em conta os numerosos versos que mostram que o Pai dele O resuscitou do mortos: “Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la 2983 Ninguém ma tira 142 e mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder 1849 para a dar e poder 1849 para tornar a tomá-la 2983 Esse mandamento recebi 2983 de meu Pai.” (João 10:17, 18)

A palavra grega que foi traduzida “eu poderia levar,” (com número 2983 Forte) pode significar objeto pegado, mas também significa isto: “receber (o que é determinado), ganhar, adquir, obter, voltar.” * Por favor note que esta palavra também é usada em no verso 18 mas é traduzida “eu recebi.” Cristo deu a vida dele e que Ele poderia receber- la novamente. A palavra grega que foi traduzida “poder” pode significar poder, mas também pode significar “autoridade, permissão.” * o Cristo teve permissão para dar a vida dele de forma que Ele poderia receber-la novamente do seu Pai. Cristo não podia, e não o fez, ressucitar a si mesmo da morte ou então Ele não teria estado morto para começar.

Fazer a reivindicação que o Jesus Chisto se elevou dos mortos seriam contradizer as palavras de Cristo diretamente. porque Cristo disse, “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou. ” (John 5:30)

Em Isaias 53 nós lemos o seguinte: “Todavia, ao SENHOR agradou o moê-lo, {ou quebrantá-lo} fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Pelo que lhe darei a {ou o quinhão dos grandes} parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. ” (Isaiah 53:10-12)

De acordo com o Bíblia, morreu a alma de Cristo; a alma de Cristo é o que foi feito um oferecimento pelo pecado. Nos é dito que a alma de Cristo estava na sepultura. No dia de Pentecostes Petdro disse, “nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades  86, nem a sua carne viu a corrupção.” (Acts 2:31) O palavra inferno no verso precedendo foi traduzido da palavra grega (Hades). Esta palavra significa tumba em qualquer caso. A alma de Cristo descansou com o corpo dele na tumba. (Para estudo de Bíblia completo sobre a morte, por favor nos contate-nos e peça o folheto grátis intitulado “o que a Bíblia diz sobre Inferno.”)

Em hebreus capítulo um, o Paul retrata Cristo como sendo altamente exaltado, o que foi criado na imagem expressa do pessoa do seu Pai . Em hebreus capítulo dois, Paulo explica a necessidade de que Cristo se torne um homem de forma que Ele possa nos resgatar. No verso nove deste capítulo ele explica , “vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. ” (hebreu 2:9) Paulo explica a importância de Cristo que se torna um homem, fez-se um pouco abaixo dos anjos, de forma que Ele podesse morrer. Este verso não significaria absolutamente nada se o Filho de Deus não morresse completamente. Se só um humano, a metade de Jesus Chisto morreu, não haveria nenhuma necessidade pora Jesus se “fezer um poco abaixo dos anjos para o sofrimento de morte.”

Algo Sobre o que pensar

Luz foi revelada a você, e agora é seu dever para ser como os Bereanos que “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11) ensina que Nós provemos todas as coisas. “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” (1 Thessalonssenses 5:20, 21) não diz prove algumas coisas, mas prove todas as coisas. “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. ” (1 João 4:1)

O amor de Deus compreensivo para conosco produz em nós um amor que responde ao der Deus. mais ainda nós entendemos e apreciamos o amor de Deus por nós, e mais ainda nós amaremos Deus em retorno. Só sabendo e acreditando que Deus assim amou o mundo de maneira que Ele deu o seu único Filho é que nós poderemos ter o nosso amor verdadeiramente por Deus aperfeiçoado. Deus está desejando achar as pessoas nesta terra que O ama com todo seu coração - com de quem Ele se agrada a ponto de ter um companheirismo íntimo. Você pode ser uma dessas pessoas.

O propósito deste Estudo é ajudar a revelar a profundidade do amor de Deus entregando o seu único Filho. Eu oro para que, o amor de Deus seja feito mais claro a você cada dia, de forma que seu amor para com Ele aumente continuamente.


 

O VelhoTestamento Velho foi escrito originalmente em Hebreu. O Novo Testamento o geralmente é achado em grego. Um homem pelo nome de James Strong catalogou todas as palavras gregas e hebréias usadas na Bíblia, as pôs em ordem alfabética, e aplicou um número para cada palavra. Os números Fortes pequenos usados depois de uma palavra representam uma palavra grega ou hebréia que foi traduzida em Potuguês. Sempre que você vê o número 1831 neste estudo, representa a mesma palavra grega não importa que palavra Potuguesa foi escolhida pelos tradutores.

* Cada vêz que você ver o símbolo precedendo, a citação é levada do Léxico de grego-portugues de Thayer

& Cada vez que você vê o símbolo precedendo, a citação é levada do Brown Driver and Brigg’s Hebreu Lexicon


To view or print this tract in Adobe Portable Document Format (PDF) click here.

If you would like a free book on last day events, or Bible studies, please contact us at:

Present Truth Ministries
PO Box 315
Kansas, Oklahoma 74347
USA

Phone: (304) 633-5411
E-mail: webtracts@presenttruth.info.

More Tracts       Home       Top of page

 


Home    E-mail    Contact Us